[vc_row][vc_column][vc_column_text]O que é leptospirose? Popularmente conhecida como doença do rato, a leptospirose é uma doença infecciosa grave, proveniente de uma bactéria do gênero leptospira. É transmitida por roedores, através do contato humano com água ou solo contaminados com urina de ratos infectados.

Períodos de chuva requerem um cuidado maior com a prevenção da doença. Momento propício ao aumento da população de roedores, por conta das enchentes e inundações. O risco de infecção da doença não desaparece por completo depois que o nível das águas baixa, pois a bactéria continua alojada em resíduos úmidos. Além disso, o contágio pode acontecer em atividades recreativas ou esportivas em rios, lagos e represas.

A bactéria leptospira age no organismo através das mucosas, e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.

Sintomas da doença:

Entre os primeiros sintomas estão a febre alta, dores articulares – principalmente panturrilhas, dores de cabeça e no tórax. Além de olhos vermelhos, tosse, cansaço, náuseas, diarreia e manchas avermelhadas pelo corpo.

Em geral, a doença costuma evoluir e os sintomas tendem a regredir depois de três ou quatro dias. Entretanto, essa melhora pode ser transitória. Os sinais mais agravantes da leptospirose se manifesta entre sérias complicações renais, icterícia e hemorragias pulmonares.

Prevenção e cuidados:

Observe as medidas básicas de higiene;
Ferva a água, coloque algumas gotas de hipoclorito de sódio ou de água sanitária antes de consumir ou utilizar para cozinhar;
Lave bem os alimentos, especialmente frutas e verduras que serão consumidas cruas;
Embale bem o lixo;
Vacine seu animal e mantenha rigorosamente limpas as vasilhas em que são servidos alimentos e água;
Não deixe as caixas d’água destampadas;
Use luvas e botas de borracha se trabalhar em ambientes que possam ser reservatórios da leptospira;
Não se automedique, assim se suspeitar de infecção pela bactéria da leptospirose consulte imediatamente um médico.

Referência
Dr. Drauzio Varella – Doenças e Sintomas, Leptospirose por Maria Helena Varella Bruna.

Ciente dos problemas ocasionados por esta doença, se você vem sofrendo com qualquer tipo de infestação de roedores conte com os serviços da Tsuzuki. Nós trabalhamos com responsabilidade sócio ambiental, além disso contamos com a qualidade de produtos renomados do mercado. Dedetizar é o nosso negócio!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

whatsapp logo whatsapp logo